De criações inspiradas na África e na cultura negra a joias energéticas e jeans de modelagem vintage, apresentamos novos talentos brasileiros.
Ana Duque Mais

“Me encontro quando estou criando, sempre tive mais facilidade em me comunicar dessa maneira. Por isso, amo moda, é uma das fontes de expressão mais poderosas, um mundo livre onde podemos nos reinventar e explorar”, diz Ana Duque, sobre o motivo do lançamento de sua etiqueta homônima, em junho de 2020. Natural de Capelinha, no interior de Minas Gerais, a jovem de 24 anos cresceu observando o amor da mãe por moda e arte, e a maneira como a avó japonesa preservava a cultura oriental. “A marca floresceu com o incentivo da minha mãe, uma das minhas maiores inspirações, e do mix cultural da minha família sobre a riqueza da diversidade”, diz.
Duque aprendeu o ofício na prática, testando e experimentando sem medo. “Tive a sorte de ter pessoas que me ajudaram e ainda me ajudam a entender e desenvolver toda parte técnica de confecção”, conta. “Sinto que todo o processo, do desenho até a peça final, é um constante aprendizado e isso torna tudo mais prazeroso.” Apaixonada pelos processos artesanais, ela aposta em criações atemporais, shapes oversized, tecidos de fibras naturais e reciclados. “Sempre estou à procura de novas texturas, cores e caimentos, num aperfeiçoamento contínuo das peças”. Materiais inusitados, como o barro, também entram no jogo. “Criamos peças junto às artesãs do Coqueiro Buriti Peças de Barro e me surpreendi com as infinitas possibilidades.”

Adepta do slow fashion, a Ana Duque+ prefere lançar coleções independentes do calendário oficial. “Produzimos peças eternas e atemporais que carregam histórias e amor”, define a fundadora, que sempre busca enaltecer o seu time de colaboradores – daí o símbolo de mais que acompanha o nome da marca. “Preciso de muitas mãos para dar vida a uma peça, então gostaria que vissem o meu trabalho como um coletivo, uma marca formada pela essência de todos que estão comigo”.
Material revista ELLE : https://elle.com.br/moda/selecionamos-seis-novas-marcas-para-ficar-de-olho/particle-4