ATO

Entenda o processo criativo do novo ATO da Ana Duque Mais

A Ana Duque nasceu com uma proposta arrojada: ser uma marca que olha para a moda como manifestação cultural e não como industria. Nosso objetivo é apresentar e homenagear, a cada coleção, uma cultura; é contar as historias de pessoas; é materializar estilos de vida e de arte diversos. Na nossa essência está no slow fashion; o trabalho manual e artesanal; a responsabilidade com todos os colaboradores e com as culturas e historias que nos inspiram.
A peça que chegou até você o resultado de uma engrenagem que envolve profissionais diversos, todos motivados a desenvolver seu trabalho da melhor forma. Conheça o nosso fazer:

Etapa 1 – Início

“O que nós trazemos para casa?” foi o questionamento que guiou a ATO. Tendo como base as poses do yoga, os mudras e a energia que nosso corpo é capaz de emanar, a Ana Duque apresenta vasos e um porta intenso que materializam toda essa potência.

A posição “down dog”, por exemplo, estimula a criatividade e autoconfiança e inspira os vasos. O porta incenso é uma peça multifacetada: pode ser usada sozinho ou com plantas.
Com um design inteligente e original, permite que o incenso fique escondido na parte interna, mas que a fragrância exalada na queima se espalhe pelo ambiente.

A linha de decor é uma dobradinha da parceria com as artesãs do Vale do Jequitinhonha, iniciada na coleção anterior. São das mãos dessas mulheres fortes que nascem os objetos.

Etapa 2 – Desenvolvimento

O primeiro passo é a extração do barro direto da natureza, geralmente feita no rio próximo à casa dos artesãos. É preciso que o barro fique seco para que se ganhe uma consistência bem rígida, como se fosse uma pedra.

Depois de seco, o barro passa por um processo, que demanda força, para se transformar em areia. Em seguida, com a consistência já areada, o barro precisa ser peneirado para depois ser misturado com à água.

Com as mãos, o próximo passo é dar vida à junção da água do barro. A mistura desses elementos vai se transformar em uma massa encorpada, pronta para ser modelada e ganhar o formato final, o ato da criação.

Neste momento, enquanto manuseada pelos artesãos, a massa sofre alterações na forma e espessura. Cada peça que começa a ser criada recebe um suporte único e descartável para modelação, o que faz de cada objeto singular.

Etapa 3 – Finalização

As peças moldadas precisam ficar um tempo em observação e na secagem, enquanto pequenos ajustes na modelagem são feitos antes de ganharem total rigidez. Em seguida, as peças vão para o forno e são preparadas com uma camada protetora de óleo extraído do próprio barro.

Após quinze horas da primeira queima, as peças chegam novamente às mãos dos artesãos para receberem camadas de tinta, que também é extraída da natureza. Os artesãos e bordados feitos com o usam penas de galinha para fazer a pintura, técnica utilizada por gerações e passada adiante.

Para a finalização do processo, as peças retornam ao forno por mais oito horas, ajustando as cores, como o dourado que se transforma em marrom, e dando mais vibração às pinturas feitas em cada criação.

As peças levam o nome das pessoas que participaram do processo de produção: Gilcelene Barbosa dos Santos, Rita Gomes Ferreira, Deuzani Gomes dos Santos e Marcillene Aparecida Barbosa dos Santos

Publicado por Ana Duque Mais

A Ana Duque + foi criada pensando em uma moda mais responsável e sustentável. Aqui, priorizamos o slow fashion, nossos processos de produção são manuais e naturais.Optamos pelo tingimento natural das peças, respeitando o tempo e as cores de modo responsável. Buscamos inspiração ao redor do mundo e desenvolvemos coleções atemporais, seguindo a tendência do conforto e bem-estar. Acreditamos que é possível uma moda global e criativa e ao mesmo tempo responsável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: